Não é segredo para ninguém que eu sou uma adoradora incondicional de música pop, especialmente das divas maravilhosas que nos inspiram cada uma do seu jeito. Acho que o simbolismo de ter mulheres fortes, bem-sucedidas e influentes na mídia é muito poderoso. Então fiz aqui um apanhado das melhores músicas, na minha opinião, de mulheres para mulheres, pra ouvir e se sentir montada no poder. Tem diva pra todo gosto!
Stronger – Britney Spears
Britoca foi lançado ao sucesso astronômico com apenas 16 anos, cantando músicas românticas e fazendo as vezes de menina ingênua e sexy em Baby One More Time. No segundo CD, ela veio com essa bomba, aparecendo gotiquíssima no clipe e dizendo para o mundo que os dias de querer alguém pra se sentir completa estavam para trás.
Estrofe-poder: “Now there is nothing but in my way, my lonliness ain’t killing me no more, I’m stronger”.
Can’t Hold Us Down – Christina Aguilera
Um grito feminista numa época em que o slut-shaming era a ordem do dia. Christina e Lil’ Kim falam de empoderamento sexual, profissional e histórico e fazem um clipe onde estão sensuais e sexuais, provando que nada disso diminui a dignidade feminina.
Estrofe-poder: If you look back in history, it’s a common double standard of society. The guy gets all he glory the more he can score, while the girl can do the same and yet you call her a whore.
U + Ur Hand – Pink
Essa música é simplesmente sensacional. Pink destrói os babacas que chegam na cantadinha, deixando bem claro que ela está muito bem se divertindo sozinha e não se deixa impressionar por homens que não a respeitam. Lacrou.
Estrofe-poder: Listen up, it’s just not happening, you can say what you want to your boyfriends. Just let me have my fun tonight.
I’m Real – Jennifer Lopez
J.Lo é poder puro. E apesar da carinha de boa moça no clipe, ela está falando da dificuldade que sente em encontrar homens que não se sentem intimidados com uma mulher tão sincera e empoderada. Mas mesmo assim, ela não vai deixar de viver a vida do jeitinho que ela prefere.
Estrofe-poder: I’ve met so many men and it’s like they’re all the same. My appetite for lovin’ is now my hunger pain. And when I’m feelin’ sexy, who’s gonna comfort me? My only problem is their insecurity.
Destiny’s Child – Girl
O Destiny’s Child é uma das bandas femininas que mais tem letras machistas. Mas nesta música, elas acertaram em cheio, promovendo a amizade feminina incondicionalmente. É muita sororidade.
Estrofe-poder: What you mean, you don’t need us to help. We known each other too well. I’m your girl, you’re my girl, we’re the girls, and don’t you know we love ya.
Chic Chic – Kelly Key
Eu sempre digo que Kelly Key é maior diva pop brasileira e é totalmente desvalorizada. Nessa música ela fala de como está cansada de ser explorada pelo marido e está é louca pra ser livre, cantar, passar batom e rebolar muito. Tudo com a vozinha típica do bubblegum pop. Só amor.
Estrofe-poder: Eu deixo tudo limpinho, você bagunça tudinho, assim eu não aguento mais. Eu quero ser famosa, ser uma grande artista, gravar comercial,ser capa de revista. Eles vão ver só quando minha música tocar, vou dar maior gritão.
Cockiness – Rihanna
Rihanna canta muito sobre sexo. E é sempre do ponto de vista dela. O que ELA quer, o que ELA espera, o que ELA gosta, o que ELA vai fazer. Se isso não é empoderamento, eu não sei o que é.
Estrofe-poder: Make me your priority, there’s nothing above my pleasure.
Peacock – Katy Perry
Katyzinha das antigas é cheia de ironia e fala de sexo de um jeito divertido e ao mesmo tempo, super agressivo. Ela basicamente está falando com quase todas as letras que está louca pra conferir o material do boy.
Estrofe-poder: Skip the talk, heard it all, time to walk the walk.
I Don’t Need a Man – Pussycat Dolls
Meu coração se parte quando eu penso que essa banda não existe mais, porque era muita música boa. Ao contrário do que se pode pensar, elas estão dizendo que querem amor de verdade, e não um babaca que vai dizer pra elas o que fazer. Afinal, elas não precisam disso para se sentirem completas. E além disso, a sensação de ser livre é a melhor do mundo. AMÉN.
Estrofe-poder: I don’t need a man to make it happen, I get off being free. I don’t need a man to make me feel good, I get off doing my thing. I don’t need a ring around my finger, to make me feel complete.
Get Outta My Way – Kylie Minogue
Como não amar a Kylie Minogue, não é mesmo? Nessa música ela deixa bem claro que não vai se contentar com uma relação insatisfatória e vai fazer tudo que a faz feliz. E se o cara não quiser acompanhar, melhor sair da frente!
Estrofe-poder: And no I ain’t goin’ home ‘cause I wanna stay. But I won’t be alone, no how, no way. Now I’ve showed you what I’m made of, this is what’ll happen if you ain’t givin’ your girl
what she needs.
What If Feels Like For a Girl – Madonna
Não daria pra fazer essa lista sem citar a rainha, a que começou tudo isso. Tem muitas músicas da Madonna que jorram empoderamento feminino, mas é nessa que ela faz uma análise sensível e profunda de particularidades muito íntimas do universo feminino. Bem no alvo, Madonna. Representando todas nós.
Estrofe-poder: Strong inside but you don’t know it. Good little girls they never show it. When you open up your mouth to speak, could you be a little weak?
Um comentário em “As melhores músicas pop pra se sentir empoderada”