Anil

Foto por Dewang Gupta no Unsplash

Esses dias minha terapeuta me disse, “sua vida está ficando tão normal, né, Ana?” Não soube o que dizer. É verdade que essa normalidade às vezes me causa uma estranheza absurda. Espera, como assim, está tudo bem? Não pode ser verdade. Alguma coisa tem que estar para dar errado, porque eu sempre aprendi que na minha vida toda alegria será castigada.
 
A normalidade é conquistada, e eu paguei caro por ela. Fiz de tudo para me sentir em paz, e agora que tenho paz, não sei o que fazer com essa sensação. Às vezes eu olho pra trás, e sinto tudo de uma vez. Penso em como meus amigos e eu estamos adultos, cada um traçando o próprio caminho, e sou grata por mesmo assim tê-los na minha vida. Não dá pra negar que estou envelhecendo, o potencial de antes vai se tornando experiências concretas, mas é difícil, porque em muitos aspectos, pra mim, a vida acabou de começar.
 
Vivi tanto tempo em modo sobrevivência que sentir contentamento me deixa anestesiada. Sei que muita gente teve circunstancias muito piores que eu, tenho consciência que tive muitos privilégios – e nem falo só de privilégios materiais. Mas minha experiencia enquanto pessoa foi amarga e assustadora, foi sempre uma grande ameaça, um grande torpor.
 
Não estou dizendo que eu aprendi totalmente a ser feliz – se é que eu vou realmente aprender um dia, acho que é da minha natureza ser pra sempre um tanto melancólica, um tanto desconfiada, um tanto desiludida. Mas eu quero estar aqui e agora, ando descobrindo que a realidade pode ser sim melhor que a fantasia. Sem papo de new age, não sou dada à filosofia hippie, mas estar presente é a única coisa que faz sentido, é a única coisa que vale a pena, só que pra isso a gente precisa ter uma realidade em que estar presente seja seguro e só aí, talvez, quem sabe – a vida comece de verdade.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s